domingo, 21 de fevereiro de 2010

O ano só começa depois do carnaval

Enfim, o Brasil retorna ao labor. Já era hora do brasileiro começar a trabalhar. E não adianta me dizer que seu ano começou no dia dois de janeiro que rirei na sua cara.

O ano brasileiro começa após o carnaval. Nossa população só começa a trabalhar depois que a folia de Momo passa. Vide nossos estimados e inesquecíveis políticos. Ah, já ia me esquecendo a Dilma e o Serra trabalharam, fizeram campanha nos camarotes baianos, cariocas e paulistas, viram a festa passar. O José Serra mais sonolento; Dilminha, cantada por Ivete Sangalo mostrou carisma, arriscou alguns passos e continuou a trabalhar pela folia. Quem diria... Ivete contrariou Caetano Veloso e Daniela Mercury e foi logo puxando a Gilberto Gil: fez campanha para Dilma. Não é hora de se falar em política, pois teremos muito tempo para tal assunto. Voltemos ao trabalho e tratemos de concluir este texto.

Cinco dias de folia e um sabor que se demora a sair dos nossos suores, não o da labuta, mas o da folia. Quem arriscou trabalhar antes do carnaval terá que começar tudo do zero, pois de nada adiantou. Quem conseguiu trabalhar? Aqueles que acreditam nessa façanha estão enganados, pois tudo o que foi feito antes do período carnavalesco foi perdido. Nosso povo gosta é de festa, reclamam dos inúmeros feriados que se alongam por esses doze meses, mas na verdade é tudo “balela”. Adoram! E tem aqueles que reclamam dos que não são implantados em nosso calendário municipal, como o de 20 de novembro (consciência negra). Sei que muitos estão se importando com a data, mas há inúmeros pedindo pelo descanso. Querem mesmo é festejar.

O mês de março será um daqueles que exigirá muito de nossos trabalhadores, feriados não teremos, mas abril é mês santo e é aqui que faremos nossas “pontes”. Caravanas cruzarão o Estado de São Paulo rumo ao nosso litoral. Não pode chover! Almejam ao feriado e querem-no “limpo”, sem nuvens no céu. Maio é o mês do trabalho. Junho inicia-se o maior espetáculo da Terra, como profetizam nossos comentaristas esportivos. Dia de jogos da seleção brasileira o País para. E com eles mais feriados. Julho tem as férias escolares, aí é a hora dos pais ficarem com os filhos. Eles aproveitam e mandam os pupilos para as colônias de férias ou aproveitam para os filhos visitarem os parentes mais distantes. Agosto em Taquaritinga tem a Festa do Peão, que muitos emendam com as férias escolares; setembro e seu feriado, que ninguém sabe o que é comemorado no dia sete. Outubro e novembro e mais alguns feriados. Chegou dezembro, aí todos querem descansar, pois ninguém é de ferro.

O ano só começa depois do carnaval, mas termina muito antes de dezembro chegar.

Nenhum comentário: