quinta-feira, 23 de julho de 2009

Um vice, uma guerra e a verdadeira lição de vida.

Fico impressionado com o meu encanto pela madrugada. Essa parte das 24 horas que chamamos de dia parece tornar-se a minha preferida, principalmente para ler e escrever. É nesse momento que o silêncio tenta prevalecer, apesar dos habitantes insistentes em perambularem pelas ruas mesmo nas madrugadas frias e chuvosas. Mas sigo acreditando em Nelson Rodrigues: “toda unanimidade é burra”. Por isso não ligo para os murmúrios de outrora. Concentro-me em meu texto.
Essa concentração, essa paz surgida pelo silêncio afaga meu coração, desperta os neurônios adormecidos em meu cérebro e passo a escrever. Talvez a rapidez com que as notícias são veiculadas pelos canais de TV ou mesmo em meio às conversas paralelas que acontecem em famílias com um número grande de componentes, nem sempre conseguimos nos sensibilizar com o que foi apresentado. Então chega a madrugada, é ali que podemos refletir, sensibilizar-nos. Dessa sensibilidade brotam as idéias, nasce à inspiração.
O Vice-Presidente da República José Alencar é mais uma vítima do câncer no mundo. Há doze anos vive entre tratamentos, agenda política e família. Para o guerreiro mais uma batalha vencida quando deixa o hospital que permanecia internado. Ainda quer o bisneto, que nasceu há poucos dias, alcançando o diploma de nível superior. Uma verdadeira guerra, que a cada investida encontra um soldado valente, destemido e leal à vida. Um homem que não deseja vencer a morte, mas almeja nos mostrar o quanto somos fortes e podemos sim lutar contra esta, considerada a mais temida de todas as doenças.
José Alencar não merece piedade, para ele deveremos dar apoio, mostrar que somos uma nação que está do seu lado e que, independente da opção partidária (se é que ainda exista), podemos sim nos unir entorno de uma causa: a solidariedade. E mais: devemos ser valentes, destemidos. Pode o Vice-Presidente da República não nos ter ensinado nada sobre política, mas está sendo muito importante em lições sobre a vida.
Já está mais do que na hora de arregaçarmos nossas mangas e fazermos desse exemplo de vida, de luta a busca de dias melhores. É bom escrever na madrugada quando a inspiração brota desses exemplos de amor.

Nenhum comentário: