sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Modernidade?Sacanagem e Falta de Humanidade

Não adianta tentar me convencer, não acredito! São duas as mentiras as quais não me tornarei refém. A primeira assume o "status" de lei, e tem como intenção diminuir o tempo de espera dos clientes em filas de bancos. De acordo com algumas normas municipais, o cidadão não pode passar mais que quinze minutos em uma fila. É aí que questiono: quem fiscaliza? É suficiente? Ou será o próprio órgão empresarial quem assume essa fiscalização? Os Bancos possuem funcionários suficientes para impedirem o número de clientes e impedir que passem mais de quinze minutos na fila? Não sei. Mas tenho a nítida impressão que tal proposta, como muitas, é eleitoreira, feita para conquistar votos. Tenho frequentado as quilométricas filas bancárias, para pagar contas, e noto que os quinze minutos, cuja placa-lei anuncia, não são cumpridos. E olha que converso com diversos cidadãos que me dizem o mesmo, o tempo não é respeitado. Além disso os caixas bancários estão estressados e tratando os seus clientes, seres humanos, com um desprezo não visto antes. Modernidade? Não! Falta de humanidade.
Outra mentira são os botões colocados nos semáforos, prontos para o pedestre apertá-los e consequentemente o sinal fechar-se para os veículos. Modernidade? Não! Sacanagem, das "grossas". Tortura psicológica. O cidadão, pedestre, com pressa, aperta o botão esperando que o sinal aponte o vermelho para os veículos pararem e pronto. Sinal de que o pedestre pode passar. É pouco tempo indica a placa, aperte e em poucos minutos poderá atravessar a via mais movimentada da sua cidade. Que nada! São quase cinco minutos de paciência. E haja saco. Você aperta na certeza de que em tempo recorde estará do outro lado da calçada, mas caiu em mais uma mentira. O veículo é a preferência. Apesar de poluírem mais, matarem mais, eles são os "favoritos" (e quanta gente o adquiriu, principalmente nos últimos anos). A palavra escrita nesses dois casos não se cumpre, apenas e massageadora da nossa paciência. Faça como aquele professor, leve um livro para fila do Banco, mas no semáforo não o aconselho, ainda temos que estar atentos. Deixe eu seguir, pois o sinal abriu e tenho pressa para enfrentar a fila do banco.

Um comentário:

Rodrigo disse...

Opa!
Obrigado pela visita!
Tenho andado em total falta de inspiração, qlqr dia volto a atualizar o blog.