domingo, 7 de setembro de 2008

O estrangeirismo de Aldo

Sabemos que a Língua é dinâmica. A todo momento as influências sejam estas Estrangeiras (Inglês, Francês,Espanhol, Árabe, etc), Técnicas (Informática, Direito, Medicina, Docência), Gíria (e suas diversas tribos), acabam interferindo e modificando alguns vocábulos. Nada demais! Um acréscimo bem-vindo e saudável nessa seção de mudanças rápidas e constantes.
Há décadas fomos influenciados pelo Francês que até meados da década de 60 era a Língua, depois da nacional, a se aprender. Palavras como abajur, edredon, garçom soam suaves na boca de milhões de brasileiros. Boudelard, Mallarmé serão para sempre influências aos que almejam escrever ou mesmo aos que se interessam por literatura.
Com o capitalismo exacerbado, a "Guerra Fria", a TV brasileira inspirando-se em "ianqueanas"(pode ser um neologismo?), o Inglês tornou-se uma Língua universal e adotada pelos estabelecimentos de ensino brasileiro. Hoje o Inglês persiste ou com palavras ainda na sua forma original (shopping), mas o aportuguesamento (xampu, estresse) vem a cada dia surgindo com maior frequência. Fala-se no Espanhol, que surge em passos lentos e que segundo alguns especialistas poderá superar o Inglês e ocupar nossos currículos escolares, preencher cursos de Língua Estrangeira. Seria muito bom já que a América Latina é dominada pelo Espanhol, ao Brasil bastaria adotá-la.
No início deste século o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB), hoje vice na chapa de Marta Suplicy (PT) rumo ao governo da cidade de São Paulo, em tom de patriotismo salvador e protetor da Língua nacional, propôs através de uma lei, acabar com os estrangeirismos e o que é mais grave, através de multas. Uma falta de especialidade e aproveitamento político por parte do legislador. Lei aprovada, tinta, papéis e muito dinheiro gasto e nada como resultado esperado pelo comunista.
Hoje lendo aos jornais fiquei surpreso, Aldo reconciliou-se com o Partido dos Trabalhadores, juntou-se à Marta e o incrível: está estudando o idioma de Bush. Matriculou-se em uma escola e já está com os livros e os DVD's em casa. Com certeza deve estar pagando muito para seus professores, que fizeram "vistas grossas" ao autor do combate aos estrangeirismos.

Nenhum comentário: