segunda-feira, 10 de maio de 2010

Obrigado, mãe!

Às vezes me pego numas reflexões absurdas, mas depois é que começo a me dar conta de que aquilo tudo faz sentido, tem um fundo de verdade e acho que com vocês também não é diferente. Somos passíveis aos erros, porém acertamos muito e não valorizamos como deveríamos.

Domingo de manhã, mais precisamente no Dia das Mães, saí e fui até a padaria para comprar o café-da-manhã, que já é costume. E privilegiando-me dessas reflexões passei a indagar o dia que minha mãe comemorava, minha avó comemorava, minha esposa comemorava, minha sogra comemorava, enfim, mães espalhadas por esses rincões comemoravam. Mas será que é apenas nesse segundo domingo que devemos exaltar às nossas mães? Quantas segundas-feiras elas passam a trabalhar e não são lembradas? Dia Das Mães são todos os dias, não há um dia especial, específico, esses dos calendários são apenas números, passagens sem importância, que brasileiro pouco dá importância. Nos feriados a importância é pelo divertimento e não pela data em si. Uma pena!

Olho para a minha mãe e lá está ela com sua face fechada, aberta a poucas palavras, mas as palavras que saem daqueles lábios são verdadeiras, sinceras, de uma felina preocupada com sua cria, pronta para dar o bote e a reprimir-nos caso sejamos os errados. E é essa feição que às vezes nos salienta com um gesto carinhoso, impreciso, dotado da mais pura sensação. Quanta subjetividade brota daquele coração “cinqüentão”, que passou quase toda a vida no labor. Minha mãe só retomou os seus estudos no início dos anos 2000. Fez com muito afinco o Ensino Fundamental II e depois o Ensino Médio, e isso tudo graças ao nosso incentivo e uma professora especialíssima, Marisa Raposo. Ela foi determinante.

Há quase vinte anos, Dona Maria, presta serviços a Prefeitura Municipal como funcionária concursada. Passou por diversas legislaturas, vários prefeitos e com competência desenvolve o seu trabalho na creche municipal “Maricota Ramalho”. Muitas vezes peguei-me dizendo que tenho orgulho do meu pai, tenho mesmo, mas minha mãe foi fundamental no meu processo educacional. Meus irmãos também agradecem...

Nenhum comentário: