sábado, 21 de setembro de 2013

Das Estações do Ano: A Primavera

Pode parecer que esta chuva que aqui cai tirará o brilho da Primavera, porém a vejo como aquela que vem para limpar a sisudez do Inverno, o estático que o acompanha, a sua seriedade. Esta água que jorra vem para fazer nascer às cores das flores, a beleza da natureza, a exuberância das árvores, o sorriso dos seres humanos, a plumagem dos animais, o voo dos pássaros, o canto do sabiá... A natureza é bela e a Primavera pede passagem. "O abre- alas que Ela deseja passar...".
E com ela despeja toda a alegria, que não se vê em qualquer outra das nossas estações. Esta é a responsável pelo colorido, pela alegria, pelo nosso desejo de poder viver mais. A Primavera desperta a amizade, o querer fazer o bem para Natureza, a necessidade de estar bem, pois ela, a natureza, abre as suas flores, dispõem-nos seus cheiros, dá-nos seus frutos, aproveitamos e às vezes não refletimos sobre esta abundância que nos é fornecido, agimos com desprezo, com ingratidão e a Natureza seguindo o curso de seu destino mando-nos o recado, age com violência demonstra que não pode aturar tantos desmandos, demasiado sofrimento.
Chuvas torrenciais, granizo, ventos que sopram anunciando a destruição, enchentes e as vítimas são aqueles dizimados pela sociedade, esquecidos pelos governos, atropelados pela falta de oportunidades. Faz-se necessário o levar do conhecimento até aqueles que anseiam que possamos fazer isso de maneira dialogada, enfatizando a importância do ser humano, mas que sem a natureza não poderemos viver em paz em nosso Planeta e o carinho pelas estações do ano deve sim ser emanado, passado através de gerações e cabe a nós educadores levar isso até aqueles que são excluídos, marginalizados, afastados da sociedade.

Nestes dias em que as cores são exaladas e o grito é bradado pela natureza anunciando a Primavera é hora de arregaçarmos nossas mangas e mostrar que também nos importamos com a natureza e como paradigmas, dialogar com os demais seres humanos a salvação do nosso Planeta, nossa casa e isso perpassa pelo amor à Natureza e as Estações do Ano.

Nenhum comentário: