sábado, 19 de outubro de 2013

Condomínio



            Os ventos das tardes primaveris escorrem aos fios de cabelos longos, balançam-nos como os detalhes poéticos das mais importantes obras literárias. E o calor matutino, que se aquece com a tarde que se aproxima divide e identifica esta Estação do Ano. O anoitecer demora a chegar e os dias mais longos parecem ficar. O pássaro canta mais alto, as crianças se misturam nos parques e os amigos se encontram para mais um mate.
            Das janelas dos pequenos prédios os vizinhos se acenam, há aquele que evita se comunicar através dos gestos, mas no fundo é um voyeur. A mulher recolhe as roupas que se encontram no varal, enquanto um senhor apara a grama com aquelas máquinas arcaicas. Mais adiante o síndico passa e não cumprimenta ninguém, aumentou abusivamente ao preço do condomínio. Mas alegre o guri que cuida da limpeza passa desejando bom-dia a todos, com aquele sorriso branco e verdadeiro. Num dos bancos lá da frente, o mesmo de todos os dias, Agenor fuma o seu primeiro cigarro... serão muitos ao longo do dia. A responsável pelas mensagens inverídicas saiu cedo, deve estar em alguma das vizinhas que se responsabilizará por emitir mais uma de suas missivas elaboradas por sua mente fictícia. Daqui a pouco todos estarão sabendo do casamento rompido, da gravidez da mãe solteira, do relacionamento entre dois homens, tudo apimentado pela sua saliva ofídica.
            Do apartamento ouve-se as camas se arrastando no andar de cima, no do lado o pai agride a filha com palavras e mesma jura denunciá-lo à polícia. Já no andar de baixo a senhora reclama das festas que são feitas até altas horas regadas ao samba carioca e muita cerveja. Gritos e sussurros são emitidos ao aproximar da madrugada, as janelas abertas com o calor que tenta se intensificar denuncia o cio que não quer calar. O poder é grande, a corrupção corre solta, pois ali mesmo está um dos acusados neste tal de “Mensalão” que tentam emitir, porém ele já anuncia que será candidato a Deputado Estadual nas eleições de 2014. Ele lida com os elementos que a Justiça lhe fornecera, trabalha com aquilo que permitiram, estaria ele fora da Lei?
            As árvores são muitas, os canteiros cuidados, as quadras bem iluminadas, porém durante a noite os adolescentes se reúnem para uma pausa... é hora de fumar mais um cigarro... os pais fingem que não sabem, mas ao fundo sabem sim, querem e se livrar desses guris questionadores, levantadores de indagações, problematizadores natos. Neste momento a mãe se concentra na telenovela das vinte e uma horas e o pai aproveita para ler o jornal. O local se vangloria por ter uma biblioteca, porém ela se habita de livros de autoajuda, acumula-se de “sabrina”, avoluma-se de “paulo coelho”, agita-se das fatídicas revistas “contigo”. Como fazer com que uma população desse calibre evolua?
            Da janela o som de mais um avião que decola, levando um condômino que se muda. Durante a noite as suas luzes piscam anunciando a sua partida e aquele que dali deveria sair permanece fortalecido, alimentado pelo vício do egoísmo, pela alma evangelizada pelos desvios bíblicos mal interpretados e por mente assassinada pela loucura de querer tropeços e percalços na vida de seus semelhantes.
            Não pensem que só é a maldade que ali impera, reside a alegria, a bondade, a fraternidade e até o amor, mas estes aparecem de vez e outra, apenas quando é alimentado...

            

Nenhum comentário: