terça-feira, 7 de outubro de 2008

O exercício da democracia

Horas depois de ter se encerrado as eleições em todo o Brasil, a atriz Lavínia Vlasak ainda dava dicas de como votar. Esta certo que teremos segundo turno em várias cidades brasileiras, mas não votaremos mais para o legislativo. Tudo bem, a Lavínia não é culpada, não sei quem é o responsável (se a Justiça Eleitoral ou os canais de TV), mas deixaram passar.
Do Norte ao Sul do País obtivemos resultados que nos surpreenderam. O povo continua alerta, mas a injustiça persiste. Notei que a fama perdeu fama e dificilmente elegeu aqueles que tentaram aproveitar dela. Lembram-se da Greetchen, aquela considerada "Rainha do Rebolado", uma espécie de mulher melancia do passado, foi candidata ao Executivo em Itaparica (PE) e obteve o terceiro lugar com pouco mais de 300 votos, ao contrário do vencedor que se sagrou campeão com quase sete mil votos; Rita Cadilac, que pegou carona com a "Rainha do Rebolado" na década de 80, desejou ser vereadora na cidade de Praia Grande (SP), mas seus, apenas 300 votos, não foram suficientes. A lista é enorme: BBBs como o tal de "cowboy" e Adriano juntos não somaram 500 votos, e olhem que tentaram vagas nas Câmaras de BH e Salvador. Outros nos surpreendem como é o caso do cantor Netinho de Paula (PCdoB) que fará parte do Legislativo Paulistano no próximo ano. O pagodeiro obteve 85 mil votos e ficou em terceiro lugar. Túlio, atacante do Vila Nova de Goiás, artilheiro da Série B do Campeonato Brasileiro e aspirante aos mil gols, agora, tornar-se-á vereador em Goiânia. Stephan Nercessian foi reeleito vereador na cidade do Rio de Janeiro; Agnaldo Timóteo, também, foi reeleito em São Paulo. Enfim, a democracia reserva-nos surpresas e estas são vontade popular. Respeito, acima de tudo.
Confesso que alguns resultados demonstraram: pesquisas são falhas. Kassab (DEM) era o terceiro na disputa pela prefeitura paulistana, ficou em primeiro e disputará o segundo turno com Marta Suplicy (PT); no Rio de Janeiro, Gabeira (PV) migrou das últimas posições e foi para o Segundo Turno com Paes (PMDB), em Belo Horizonte deu o candidato do governador Aécio alidado ao PT e PSB, mas não foi fácil, temos novo pleito.
O exercício da democracia quando em excesso, deforma; em quantidade menor, atrofia. Mas prefiro a democracia.

Nenhum comentário: