sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

O Vôo da Saudade

Parece mentira que mais um ano chegou ao seu final e começamos outro. A energia parece que aumenta, tornamo-nos mais dispostos. Haja coração, já diria o narrador esportivo! E não é pelo ano da Copa do Mundo 2010. Almejamos uma temporada de muito sucesso. Novos horizontes. Minha filha florescendo, Priscila do meu lado. Que bom! É uma pena agora as duas estarem distantes neste momento que escrevo o texto.


Fico a pensar no caso do garoto Sean Goldman levado para os Estados Unidos Da América para o berço do pai biológico. Uma disputa que se arrastava depois do falecimento da mãe de Sean ao dar a luz à sua irmã caçula.

Sei que todos já sabem dos fatos, cansaram de assistir pela TV, ler nos jornais da Internet, folhear aos jornais escritos e ver estampada à briga entre pai biológico e família materna. A Justiça brasileira determinou que o garoto voasse com o pai para a América, deixando avó, irmã, tios, padrasto e uma legião de amigos. Mas por outro lado foi submetida a guarda do pai biológico. As imagens veiculadas pelas redes de TV americanas demonstravam que Sean estava alegre, divertindo-se muito ao lado do pai e dos primos, agora, reencontrados nos EUA.

A avó sente muito, foram anos ao lado do neto e da neta, órfãos da mãe. Mas de quem é o direito de ficar com Sean? Imagino, se for verdadeiro é claro, o sofrimento desse pai diante dessa separação por anos do seu filho. Vejo isso hoje, separado de minha filha que curte férias ao lado de minha esposa. Sei que ela voltará, mas a distância nos separa e ela quem provoca a saudade. É difícil para um pai ou mãe ver que seu filho está bem, mas não está do seu lado. Não sei se seria o sentimento possessivo que legalmente lhe é direito; comigo acaba sendo diferente sinto falta do chamado bradado pela minha filha, seu cheiro em seu berço, seus sapatinhos brilhando em cima da estante, seus livrinhos. Minha esposa também, que falta elas me fazem... Opto pela decisão do menino, ele deveria escolher, está certo se optasse por permanecer ao lado da avó materna o pai biológico emitiria logo um grito de ciúmes e partiria para o fogo da Justiça, mas o amor do garoto deveria ser levado em conta. De um lado ou de outro acredito que ele esteja bem. Assim como minha filha. A saudade é diante da irmã que aqui ele deixou procurando pelo Sean.

Nenhum comentário: