domingo, 8 de agosto de 2010

Taquaritinga: um prazer!

Taquaritinga completará seu centésimo décimo oitavo aniversário. São cento e dezoito anos de muita história, esta passada de pai para filho, de avós para netos, relatos em livros ou mesmo oralmente.

Nossa cidade brilha, seja aqui, entre a sua população, ou mesmo fora daqui. Temos celebridades em diversas profissões, cidadãos que não são celebrados, mas que por sua humildade nos contagiam, e não precisam estar estampados nos periódicos, em colunas sociais, para se fazer notarem. São taquaritinguenses sim! E olhem que o dinheiro não é sua fonte de consolo, nem mesmo o passaporte para se apresentarem como celebridades taquaritinguenses, mas mesmo assim continuam a esbanjar beleza, essa sentida no perfume exalado pelo amor que flui desses corações.

O que muitos taquaritinguenses precisam é se conscientizarem que moramos em uma cidade acolhedora, prazerosa, desejada por muitos, que hoje aqui residem e que esta morada é para todos. Sejam brancos, negros, amarelos; católicos, muçulmanos, evangélicos; taquaritinguenses, itapolitanos, catanduvenses, jaboticabalenses, matonenses, tricordinos, gaúchos etc. Temos sim o dever de ser acolhedores, e é esse carinho que nos faz diferente.

Fora de Taquaritinga, Taquaritinga também brilha. Seja no Jornalismo, no Esporte, na Política, nas Letras, na Música, nas Artes etc. Fiquei feliz quando morei em Porto Alegre (RS) e logo fui abordado por dois jornalistas que me indagaram se pertencia a “terra do CAT”. Como poderiam saber de um time que amargava a segunda divisão do futebol de São Paulo? Eram as glórias do passado, o uniforme distinto de todos espalhados pelo Brasil e a paixão de seu povo na construção de seu grande estádio, o “Dr. Adail Nunes da Silva” (Taquarão). E por lá, Rio Grande do Sul, Augusto Nunes, o jornalista premiado e considerado um dos reformuladores do jornalismo daquele Estado, é lembrado com exaltação. E há mais: José Paulo Paes e sua poesia e traduções espalhados pelo mundo da Literatura, figura reconhecida em dezenas de idiomas, consagrado em todo Globo; Edmilson no futebol e sua trajetória vitoriosa, de menino de infância pobre, a um dos ídolos do quinto título mundial de futebol em 2002; Ivete Tannus e sua poesia, suas aulas nas mais conceituadas universidades do Planeta; João Palomino e sua ascensão no mundo esportivo, questão de talento; Ana Salvagni e sua música, que encanta a todos.

Dr. Adail Nunes da Silva, Ernesto Salvagni, Horácio Ramalho, Waldemar D’Ambrósio, João Aiéllo, Wilson Faro, Carmelo Ferrari, Estevão Salvagni, Aníbal do Prado e Silva, Felícia Adelvais Pagliuso, Domingues da Silva, Amando de Castro Lima, Dr. Fued Simão entre muitos outros que brilharam e ainda brilham fico por aqui, feliz e homenageado com o aniversário da cidade em que nasci. Que no próximo ano possamos falar muito mais desta prazerosa Cidade.

Um comentário:

sarah disse...

Amei, pois ele é meu professor