segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

De 1999 a 2012

Era 1999 e o mundo bombardeava manchetes em jornais escritos e falados sobre o Planeta Terra e o seu final. As deduções surgiam baseadas em profecias realizadas por Nostradamus em seus cadernos antigos e desbotados. O mês, agosto; o dia, precisamente onze. Para alguns um número que aspira cuidados, que perambula pela imaginação de muitos cidadãos como de mau agouro, mas para o irreverente Clodovil serviu como trampolim para seu ingresso na Câmara Federal no ano de 2006, uma pena ter falecido antes de completar o seu mandato como Congressista. Agosto, também, um mês de tragédias: morte de Lady Day, João Paulo da dupla que por muitos anos manteve com o cantor Daniel. Acidentes trágicos ceifaram com a vida desses dois exemplos de cidadãos e tudo aconteceu no mês de agosto. Minha avó paterna insistiu com os santos para que meu tio nascesse no mês de setembro já que as previsões terrenas davam como certo o nascimento de Geraldo José em agosto. Para ela um mês de terror, angústias, um dos meses do nosso calendário que contempla as nossas comemorações folclóricas e, também, o Dia do Saci. Daí, talvez o medo de alguns. Ele nasceu em setembro, anunciou a chegada da Primavera e Dona Carmem fez-se em felicidade.

Lembro-me deste dia como se fosse hoje, começava a minha carreira docente, lecionava em colégios estaduais do estado de São Paulo, lia muito, freqüentava aos círculos de discussões lingüísticas e literárias da UNESP de Araraquara, mas os jornais sempre povoaram o meu imaginário, mais pelo sabor das crônicas do que pelas poucas matérias com que os periódicos tentavam nos entreter.

Festa do Peão aqui em Taquaritinga, uma tradição, juntei-me a turma de costume e lá fomos para mais uma noite, pedi para meus familiares não ficarem preocupados, nem com as previsões de Nostradamus e nem com o seu filho que partia para mais uma festa. De fato nada foi comprovado, falhas nas previsões do profeta e nós nos esbaldávamos a dançar e comemorar os primeiros dias desta festa popular aqui no interior do estado de São Paulo.

Cheguei a casa e o mundo não tinha acabado meus familiares ali, eu com minha cabeça pesada e me preparando para o ano de 2012, pois se anunciava um novo término antes mesmo de Dilma terminar seu mandato e Luiz Inácio retornar à Brasília.

Nenhum comentário: