sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Mais um ano que se vai

Chega o final do ano exageramos em compras, estouramos o limite dos nossos cartões, esquecemos de pagar algumas contas, outras entregamos para o próximo ano, pois quem sabe tenhamos mais dinheiro (isso é o que desejamos nos pedidos natalinos, segundo pesquisas do IBGE). Promessas e mais promessas são feitas acreditando que teremos sucesso, não passaremos por dificuldades ou mesmo aquela plástica que sua mulher quer realizar e você não queria dar por falta de dinheiro, mesmo presenciando que ela necessita de uma recauchutagem. Tem aqueles que vão ao mar, economizam o ano todo só para pular umas ondas e se banharem nas águas poluídas de final de ano (e não venham me dizer que em Ipanema as águas são límpidas, pois não acreditarei. Garrafas, flores, oferendas etc. são despejadas nos mares sem nenhum impedimento de nossas autoridades que neste momento estarão usufruindo das bebidas e comidas oferecidas por este encerramento anual), outros procuram as aglomerações nas avenidas famosas do País e levam seus champanhas para brindarem ao soar das vinte e quatro horas. Mas a bebida francesa é levada só para fazer uma média, pois doses, latas, garrafas de outras bebidas já foram consumidas. E já repararam que nestas festas há mais bebidas do que comidas? E os churrascos que já começaram dois ou três dias antes das vésperas de Natal e Ano Novo? Parece que as tradições foram alteradas. Ou reinventadas.

Os presentes não repousam mais debaixo das árvores natalinas montadas em algum canto da sala, a espera por Papai Noel tornou-se algo do passado, um elemento arcaico. Troca de presentes e os tradicionais amigos secretos deixaram saudade, pois o máximo que se faz é trocar chocolates em um período de muito calor (um absurdo). Parece que nos esquecemos que falta faz celebrarmos uma data importante do nosso calendário com amor e alegria, muita paz em nossos corações e uma vida cheia de sonhos. É preciso idealizar, imaginar, acreditar que vamos conseguir e datas como esta são de vitais importâncias para que possamos almejar o nosso futuro, angariar elementos para nos mantermos vivos, é correr em busca da saúde.

Não quero essas balelas pedidas por muitos, ansiadas por outros, desejo amor no coração e uma vida amparada pela saúde, pois o resto correremos atrás, mas não podemos deixar de sonhar, pois ele nos mantêm vivos, de pé, prontos para conseguirmos o que queremos.

Neste ano que nasce seja você mesmo, não empreste máscaras de seus semelhantes, acredite, conseguiremos!



Nenhum comentário: