quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Essa tal liberdade

O vocábulo liberdade deve ser muito importante, pois já inspirou a escrita de diversos “homens das letras”, levou a confrontos povos oprimidos, acuados pela falta da mesma, deixando órfãs mães e pais daqueles que almejaram suas conquistas. Mas atentemo-nos ao campo denotativo, ocultando (isso por algumas palavras) a conotação.

Segundo o dicionário, a palavra liberdade provém do latim “libertas, libertatis”, que significa faculdade de fazer ou de não fazer algo, de escolher; independência; estado oposto ao de cativeiro ou prisão, à escravidão; qualidade de livre. São esses os muitos significados deste vocábulo que perambulam pelos sonhos daqueles que permanecem anos aprisionados atrás das grades, utopizando o mundo do lado de dentro do xadrez. Deve ser mesmo saborosa essa tal de liberdade que durante duas ditaduras homens e mulheres clamavam-na, denominando-a, depois da conquista, de estado democrático.

Ganhou letras em hinos: “... liberdade, liberdade, abre as asas sobre nós...”; “... e o sol da liberdade em raios fúlgidos brilhou no céu da Pátria nesse instante...”; músicas que se confundem e não sabem o que fazer com a tal liberdade (“o que vou fazer com essa tal liberdade, estou carente deste amor...”) ou a máxima do Iluminismo: “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Pois bem, apesar de homens lutarem de armas em punho visando-a, a liberdade é muito mais que estes simples conceitos. Transcende aos conceitos da ciência ou qualquer segmento religioso. A liberdade deve estar agrupada a alma de cada cidadão; representada no prato de comida daqueles que não possuem o alimento de cada dia; na escola para aqueles que não têm como estudar; na alma de brancos e negros, índios e mestiços, amarelos e caboclos, na união étnica entre os povos irmãos; no acesso ao progresso; na atenção à saúde; no abraço sincero.

Liberdade não se confunde com libertinagem, pois esta é um neologismo (embora definitivamente agregada aos nossos dicionários) que se apodera de meios ilícitos de tom legítimo, fiel e verdadeiro que a denota.

Não podemos parar, alçar vôos mais altos e distantes em busca da tal liberdade.





P.S.: Libertinagem é para os vândalos.

Nenhum comentário: