domingo, 2 de janeiro de 2011

Já é Novo Ano?

Acordei com aquela sensação de que o ano anterior havia se acabado. E acabou-se mesmo. Não estava curtindo uma ressaca, nem mesmo delirando, “sonado” como diz o professor Píer. Estava lúcido, um pouco sim com ares de sono, mas sabia o que fazia. Não fui lá escovar os dentes com creme de barbear, nem mesmo passar pomada “hipoglos” para retirar os pêlos em excesso que me incomodavam e davam um ar de bravo, carrasco. Prossegui com as tarefas a serem realizadas. Trabalhar nem pensar, curtia minhas férias.

Nas casas ao lado o cheiro de carne assada se ascendia, eram os churrascos tradicionais no primeiro dia do Novo Ano aqui por estes lados. Pouco se escutava, mas o olfato denunciava. Música apenas a sonorizada por uns carros de motoristas que ainda permaneciam acordados e embriagados (quando a ressaca chegasse...). No céu algumas nuvens brigavam para encobrir aos raios solares que insistiam em sair dando mais vida àquele dia que deveria ser tão belo. Céu azul, como dizia o Velho Testamento, que insistiu em alguns momentos em ser impiedoso, sinal de luz, caminhos abertos; já o negrume trazido pelas nuvens escuras associavam-se à noite e ela à escuridão, à tristeza, a um dia sem alegria.

Quantas casas ainda não notaram que o novo Ano já chegou, pois não têm tempo, continuam a trabalhar, a laborar, a tirar o seu sustento da terra, dos lixos recolhidos; quantos ainda não comemoraram o novo Ano por estar no hospital com aquele parente que se encontra a espera do fim ou a própria pessoa encontra-se isolada, numa UTI sem contato com o mundo aqui fora que insistiu em dividir o tempo, alterando em dias, meses, anos. Talvez o seu autor não soubesse das dificuldades que os indivíduos atravessam.

Tem seres humanos que preferem não comemorar essas datas. Não realizam festas, muito menos estardalhaços, fica a espera dessa nova data, pois assim o Homem determinou. Que pena! Seria muito bom se todos pudessem comemorar, compartilhar os momentos mais felizes. Mas não é dessa forma. Alguns têm que sofrer para que outros sejam felizes. Ficar aí parado não adiantará em nada. É necessário trabalhar para que tudo se transforme. Feliz Ano Novo!





Nenhum comentário: