quarta-feira, 20 de julho de 2011

Bactérias

Lembro-me de uma reportagem num dos inúmeros programas que a atriz Regina Casé realizou para televisão, cujo tema versava sobre o homem nos banheiros e sua falta de higiene, especificamente o ato de não lavar as mãos após execução da ida a bacia urinária. Confesso que acompanhei atentamente, pois a alegria emanada pela a apresentadora sempre me cativou. Eram tantas bactérias que permaneciam nas mãos do cidadão quando ele não as lavava e, também, aquele que as lavava, mas de maneira precária.
Nada feito, o ditado “lavou tá novo” não cabe quando o assunto é higiene, principalmente nestas condições. Não sei se alguma vez com pressa já tenha cometido tal atitude, porém sempre me pautei pela higiene, evitando contaminar a mim e aos meus entes e companheiros. Mas sei que tem pessoas que não se fazem higiênicas, cometem tais atos falhos e seguem por aí apertando às mãos dos seus conhecidos, inclusive políticos. Quantos, amigo leitor, já não passou por você saudaram-no e apertaram suas mãos sem tê-las lavado após urinarem? Foram vários, dezenas, algumas centenas... E você nem percebeu, apenas confiou no interlocutor, como muitos que se utilizam desta confiança. Nem todos possuem esta preocupação, não temos um aparelho ou mesmo algo sensível que capte aquele que lavou as mãos após “mijar” (popularmente relatando) e seguimos a vida adiante.
Mas você conhece alguém que ficou doente ou mesmo faleceu por entrar em contato com alguém que não lavou as mãos após ir ao banheiro? Escreva-me caso tenha notícias, não sei se encontrarão, pois nunca escutei falar. Nem mesmo aquele que não lava as mãos foi noticiado como falecido devido ao ato. Cansei de procurar, botei no “Google” (ele é meu pastor e nada me faltará), e não encontrei. Pois bem, a vida é passageira, morreremos sim, seja hoje, amanhã, depois, ou mesmo daqui a 150 anos como acreditam inúmeros cientistas, e não valerá a pena cair em paranóia. Lavemos sim às mãos assim que sairmos do mictório, não incentivo aos amigos, principalmente quando estão nos bares depois de algumas cervejinhas a não lavarem, mas não fiquemos bitolados, não façamos disso um destempero a nossa felicidade.


P.S.: Semana passada em Ribeirão Preto, no banheiro do shopping, de três homens que saíram dos seus postos, nenhum lavou as mãos.

Um comentário:

Vida em Sociedade disse...

Muito legal sua postagem e todo o seu blog. Um absurdo mesmo não lavar as mãos. Sabia que teclado de lan house tem mais ou menos o mesmo nível de bactérias que um vaso sanitário? É preciso lavar as mãos! Tenho algumas postagens sobre isso.
Abraços, Vida em Sociedade