terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Vida: poesia







O poeta não precisa ser um erudito, basta ser um amante das palavras. Hoje, enquanto a chuva caía, os meus pensamentos entraram em ebulição. Sentir o cheiro da chuva, beber da sua água, tomar do seu banho em meio a enxurrada, depois de dias tão secos, apreciei as virtudes da vida. Vi a poesia...

Descobri que tudo ali era verdade, que a mentira provinha dos olhos daqueles que não conseguiam enxergar. Minha filha olhou e admirou, utilizou-se de seus olhos pueris, viu além... E desde de já sabe distinguir o cheiro da chuva dos demais cheiros produzidos pelo seu olfato. Ela distingue a essência dos demais sentimentos impostos pela razão, da subjetividade essencial ao Homem. E a poesia possui este poder. Ela é um guia, uma bússola, o caminho.É ela que nos enche de esperança, é ela que nos faz sorrir em meio a tristeza, mas que também explora a tristeza em meio àquele coração amargo, empedrado.

A poesia é vida, reflexo do nosso dia-a-dia. Só sente prazer pela poesia, aquele que aprendeu a contemplar a vida em sua essência.

Nenhum comentário: