domingo, 27 de janeiro de 2013

Solidariedade: o povo brasileiro tem nome


Quando saía para mais uma balada vinham sempre às recomendações da minha mãe, mas logo um “vai com Deus” era minha proteção retribuído com um “Amém”. Estas eram as últimas palavras de Dona Maria, o nosso último elo de comunicação. Poderia eu não voltar, assim como centenas de jovens da cidade gaúcha de Santa Maria que partiram à festa e se defrontaram com a morte. Sabemos que algum dia seremos tragados por suas garras, mas ao toparmos com pais chorando a morte de seus filhos é de apertar aos corações e encher aos olhos de lágrimas, a tristeza não pode ser contida, não há como a banirmos.
            Logo pela manhã minha sogra se desespera e liga em casa, minha esposa possui um sobrinho adolescente que reside em Santa Maria, não conseguia conversar com o garoto. Priscila tenta no telefone residencial, mas surge o insucesso. Mais uma vez no celular do guri e ele atende, triste com o ocorrido, mas bem, saudável e tentando segurar ao choro. Viu amigos partir... Do outro lado, nas serras gaúchas, liga o meu cunhado, em lágrimas, preocupado com o seu pupilo. Minha esposa o tranqüiliza dizendo que já havia conversado com o sobrinho, filho do meu cunhado, e que tudo estava bem... Para nós sim, tudo está bem, mas para centenas de famílias a tragédia de Santa Maria jamais será esquecida, pois os seus entes queridos partiram, muitos sem as recomendações maternas e a dor de morrer asfixiado ou mesmo pisoteados.

            Hoje os bares e restaurantes que abrigam o quadrilátero aqui do Centro Histórico de Porto Alegre, que aos domingos costumam realizar os seus tradicionais churrascos a espera de mais uma rodada do Campeonato Gaúcho, com famílias inteiras, choram sim, de verdade, as notícias que os canais de TVs apresentam. A tristeza estampada naqueles rostos é sinal de um dia que jamais será esquecido. Do prédio onde moro acompanho aos helicópteros transportando aos feridos e autoridades que migraram para Santa Maria.
            O Sol escaldante queima às peles entristecidas, mas não será capaz de apagar as marcas da tragédia, muito menos diminuir a solidariedade do povo brasileiro.  

Nenhum comentário: