sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O banquete a ser dividido


Ele aportou em casa, nas costas uma mochila contendo alguns de seus livros e nas mãos um pacote de macarrão fino, cebolas e um pedaço de carne nobre. Parecia estar com fome, há dias não comia algo feito pelas mãos de quem sabia cozer. Não é qualquer um quem tem o dom de se dirigir à cozinha e de lá retirar aos mais notáveis pratos: cheirosos, saborosos e com um aspecto visual de amor ao primeiro olhar. Este feito é para mãos de fada, belas e preciosas. E lá foi Priscila, minha esposa, preparar aquele prato. Mais alguns minutos e tudo estava pronto. Passe de mágica...
            Enquanto o fogão se encarregava do trabalho conversávamos os três, e como sempre a Literatura e suas nuances. Passou por nós a renuncia do Santo Padre da Igreja Católica, o meteorito que atingiu a Rússia, a capital do Rio Grande do Sul deserta em pleno carnaval, o concurso para o magistério gaúcho e mais uma série de outros assuntos que quando nos encontramos não podemos deixar de tagarelar. É o cotidiano, são as informações e questionamentos que adquirimos com a leitura de livros e procuramos trocá-las, passá-las adiante e compartilhar com aqueles que queiram delas fazer-se mais gente, mais humano, mais cidadão.

E é por isso que decidimos nos tornar docentes. Queremos disseminar aquilo que aprendemos, desejamos compartilhar com os nossos semelhantes, principalmente os injustiçados socialmente, aquilo que conseguimos digerir depois deste farto banquete que os livros e a experiência humana nos deram. A nossa ânsia por conhecimento não se encerra por aqui, pois há muito que aprender e poder dividir com aqueles que têm fome de alimentos e de conhecimento. Fico triste por pararmos agora para apreciarmos a tão desejada macarronada, sendo que milhões de brasileiros ainda passam fome, porém não deixaremos de compartilhar nosso conhecimento com aqueles que carecem, pois será de muita valia a eles na busca pelos seus alimentos e de suas famílias. Definitivamente, eles não querem só comida... E isso vocês já estão cansados de saber, mas preferem fingir que não é aqui.

Nenhum comentário: